I Congresso Hiperdada

Home ] Up ] Manifestos hiperdada ] Primeiro Poema Português Dada ] Breviário de Semiótica Hiperdada ] [ Perspectiva Antihistórica do Movimento Dada ] No Tempo dos Nossos Avós ] Arqueologia dada - um estudo superficial ] O Tempo Dilatado - A relatividade hiperdada ] Einstein entrevista Rui Zink ] Geração Feliz,  um documentário impossível ] Último poema português dada ] Introdução ao Terrorismo Cultural ] PORNEX 84 - Inventário ] Homeostética ]


Perspectiva Antihistórica do Movimento Dada

por Nuno Gonçalves

Dada a incomparência sincrónica deste congressista, decidimos inverter a ordem de trabalhos, começando pelas respostas às perguntas do público. 


Resposta à pergunta nº. 3.

O movimento Dada é por alguns autores considerado uma evolução do movimento artístico que o antecede em algumas horas e que encontra em Alphonse Pinubia o seu mais destacado representante.

Pinubia procura a essência da pintura.

Influenciado pelos estudos recentes de S. Freud procura na fase anal da criança a compulsão humana para esfregar matérias líquidas e sólidas em superfícies planas.

Entre as 11h 15m e as 12h 5m de 6 de Fevereiro de 1916, leva a cabo diversas experiências de entre as quais se destaca o “Cubo Pinubia”.

A experiência, interrompida abruptamente pela irrupção do movimento Dada cerca do meio dia, consistia em construir um cubo de matéria fecal com as dimensões de 10x10x10m, produzido por crianças em idade pré anal, que após um complexo processo de consolidação seria extraído do seu recipiente e exposto.

Alphonse Pinubia acreditava que a contemplação da obra poderia produzir a verdadeira e sublime experiência artística, no ser humano.

Anulando a intervenção do Super Ego no retorno do Consciente ao Inconsciente, a experimentação da emoção artística surgiria espontaneamente com uma intensidade nunca anteriormente alcançada.

Pinubia pretendia mesmo medir a intensidade deste enlevo em função das dimensões da obra produzida, para o que pensava construir cubos Pinubia de diversas dimensões.

No Musée de L’Escargot em Zurique está ainda exposto um pequeno fragmento da obra original que permite adivinhar a magnitude do Cubo Pinubia aquando da sua realização.

NA 

 

 FF home | FF o que é? | Historial | Futuro | O Filme | Livro de visitas | Hiperdada | Congresso | Indice

hugo.bola(at)clix.pt

Bravenet Hit Counter
Powered by Bravenet
View Statistics