I Congresso Hiperdada

Home ] Up ] Manifestos hiperdada ] Primeiro Poema Português Dada ] Breviário de Semiótica Hiperdada ] Perspectiva Antihistórica do Movimento Dada ] No Tempo dos Nossos Avós ] Arqueologia dada - um estudo superficial ] O Tempo Dilatado - A relatividade hiperdada ] Einstein entrevista Rui Zink ] Geração Feliz,  um documentário impossível ] Último poema português dada ] Introdução ao Terrorismo Cultural ] PORNEX 84 - Inventário ] [ Homeostética ]


Homeostética

O Grupo Homeoestético, criado em meados da década de 80 e permanecido obscuramente esquecido ou desconhecido até à sua grande exposição antológica em 2004, foi considerado por vários críticos do sec. XXI como um ramo secundário do movimento Hiperdada. 
No entanto, esta posição «secundária» pode ser discutida, já que a existência de uma disputa alimentada entre as duas correntes rivais - os Felizes e os Homeoestéticos - terá criado, por um efeito de paralaxe, deformações que terão de ser futuramente estudadas. As afinidade entre os dois grupos rivais são maiores do que eles mesmos querem aceitar: não apenas em termos geracionais, mas sobretudo a nível estético-político. 
Os manifestos e documentação visual dos Homeoestéticos (vide catálogo da exposição) adquirem hoje um valor inesperado de elucidação das atitudes vanguardistas ainda mal compreendidas do hiperdadaísmo. 


HOMEOESTÉTICA
Exposição patente na Fundação de Serralves de 24 de Abril a 4 de Julho 2004

O Grupo Homeostético foi criado em meados da década de 80, reunindo os artistas Fernando Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e Xana. Esta exposição apresentou uma selecção das obras e materiais diversos apresentadas em exposições, performances e happenings que o Grupo Homeostético realizou, no contexto do seu programa de actuação crítica em relação ao contexto de emergência dos jovens artistas em Portugal.

Comissariado: Marta Almeida
Produção: Museu de Serralves

http://www.serralves.com/p/aleph/ficha?list_exposicoes_passado+112  

Hit Counter


 FF home | FF o que é? | Historial | Futuro | O Filme | Livro de visitas | Hiperdada | Congresso | Indice

hugo.bola(at)clix.pt

Bravenet Hit Counter
Powered by Bravenet
View Statistics